Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2011

A dança litúrgica como louvor



Salmo 150 - Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento obra do seu poder Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com arpa. Louvai-o com adufe e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com cimbalo retumbante. TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR. Aleluia!

Embora encontramos várias passagens na Bíblia sobre a dança como louvor a Deus, como a passagem de Mirian por exemplo em Êxodo 15:20-21 e a de Davi em 2 Sam. 6:14 eu ainda tenho como passagem predileta para fazer uma dança litúrgica o salmo 150, não só pela claridade de nos mostrar que devemos louvar também com danças, mas principalmente pela frase final. TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR.

A respiração foi o primeiro presente que Deus nos deu como diz em Gênesis 2.7: "Então, formou o senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe SOPROU nas narinas o FÔLEGO de vida, e o homem passou a ser alma vivente". É com base nessa respiração, um presente de Deus, que tento levar a dança na igreja. Ou seja respeitando a respiração de cada pessoa que dança pela sua individualidade de ser único diante de Deus.

A dança na igreja vem dos tempos antigos. Os judeus por exemplo tinha uma prática muito profunda da dança ainda cultivada até hoje dentro dos grupos tradicionais. As danças deles embora não fossem mencionadas eram usadas em quase todos serviços de adoração e de expressão comunitária. Nos Estados Unidos é muito comum se falar em Liturgical Dance (dança litúrgica)

O que é a dança litúrgica?

Bem, Litúrgico na raiz quer dizer: Algo que as pessoas fazem juntas; na religião quer dizer pessoas que se juntam para expressar sua fé. É por isso que eu gosto mais desse nome para as danças na igreja pois quando dançamos para louvar a Deus estamos juntos expressando nossa fé em Cristo.

Mas ao mesmo tempo que louvamos a Deus com danças, temos que tomar cuidado para saber se nossa dança está realmente louvando a Deus ou simplesmente satisfazendo os "coreógrafos da igreja", pois se por um lado a dança litúrgica é uma expressão da fé junta, por outro lado dependendo de como essa dança foi coreografada, corre-se o perigo de estar louvando o coreógrafo.

Posso falar disso muito bem pois vim de uma profissão onde fui coreógrafa da dança moderna por muitos anos. Hoje sou coreógrafa da dança litúrgica. Fiquei muito triste depois de 12 anos fora do meu país voltar e ver que muitas igrejas estão transformando o púlpito em um teatro.

A dança litúrgica não é para ser dançada como se o púlpito fosse um teatro mas sim como lugar santo. Nós já temos muitos teatros no mundo nós não precisamos de mais um na casa de Deus.

Temos que ter o cuidado, principalmente os coreógrafos, de não passar a dança para os participantes como passos mecânicos que só vão ser repetidos sem aproveitar o louvor do indivíduo para com Deus. Cada pessoa louva diferente, cada pessoa tem um movimento diferente e para dança litúrgica se tem uma linguagem especifica. Não podemos trazer os passos conhecidos da dança moderna, jazz ou ballet para usar no púlpito e dizer que está louvando a Deus principalmente se o coreógrafo não for cristão, pois do contrário vamos ter mais um teatro e quando uma pessoa que nunca veio a igreja ver uma dança que ela ver na tv, ela não vai saber a diferença da dança da tv para a dança que louva a Deus. Dance para louvar a Deus sim, mas com uma verdadeira dança de louvor e adoração.

Todo ser que respira louve a Deus! Mas temos que ter certeza se estamos respirando e louvando ou somente imitando. 

Por Cecéu Kingshill

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentário